fbpx

Post:

OS PILARES DA LIDERANÇA RESPONSÁVEL

“As organizações têm a oportunidade e a obrigação de impulsionar o crescimento em conjunto com resultados sociais e ambientais positivos. Isso começa com a redefinição do que significa liderar com responsabilidade. Uma nova geração está liderando o caminho, com foco em gerar valor e honrar valores.”

ELLYN SHOOK, Diretor de Liderança e Recursos Humanos – Accenture

A liderança sempre foi um grande desafio para os gestores. Neste momento da história estamos atravessando um período de tantas mudanças, sejam elas sociais, econômicas e comportamentais, entre outras, que afetam diretamente o modelo de gestão e o modo como um líder vai conduzir suas equipes. Neste cenário os líderes estão preparados para liderar?

A consultoria Gallup pesquisou 2,5 milhões de líderes em 195 países e descobriu que 70% desses líderes estão despreparados para cumprir a função. Isto nos remete a pensar que é preciso um conjunto de habilidades e comportamentos que uma pessoa precisa desenvolver para se tornar um verdadeiro líder. Em 2020, no Fórum Econômico Mundial, foi apresentado um estudo sobre a necessidade de um novo modelo de liderança. Houve uma pesquisa global da Accenture Consultoria, com mais de 5.000 pessoas, entre líderes de diversas organizações, consumidores, jovens, funcionários, e outros grupos de interesses diversos. O resumo da pesquisa apontou, exatamente, a necessidade de uma liderança responsável.

A pesquisa chama a atenção porque os líderes executivos percebem e valorizam as qualidades da liderança com uma visão diferente dos demais interessados, ou seja, da percepção de funcionários, consumidores, enfim da sociedade em geral. Os líderes executivos colocam forte ênfase em Tecnologia e Inovação, mas os demais interessados das empresas veem as coisas de maneira diferente. Consumidores, funcionários e outros têm um interesse muito maior em líderes com Missão e Propósito, além de Emoção e Intuição altamente desenvolvidos.

Neste sentido no meu novo livro A Liderança de Jesus Cristo, O maior Mentor inspirador de todos os tempos, apresento as dores enfrentadas por um líder e os 7 pilares da liderança de Jesus que servem de um modelo capaz de orientar líderes mais preparados para enfrentar os novos desafios com uma mentalidade verdadeiramente nova. Nos história vou apresentando o personagem do Dr. Nicodemos, um empreendedor do ramo de material de limpeza, e como através de sessões de mentoria vai descobrindo como vencer suas dores e implantar na sua vida e no seu negócio os pilares de uma liderança mais sólida. Os 7 pilares da liderança são apresentados como uma rota:

1º Missão e propósito – Como redescobrir a missão da liderança a partir da clareza de Jesus ao definir e seguir sua missão;

2º Integridade – A marca de um líder que é íntegro vai construindo resultados sustentáveis a longo prazo. Sua integridade está pautada na justiça, na verdade no seu discernimento;

3º Ser Exemplo – Liderar pelo exemplo, falando e vivendo o que defende. Jesus era reconhecido pela sua autoridade moral e um líder é tanto mais seguido quanto é congruente;

4º Emocionalmente inteligente – A capacidade de lidar com problemas, desafios e ser resiliente, desenvolvendo o poder da empatia. Sem uma emoção equilibrada o líder pode se sucumbir diante das dificuldades e sabotar a si próprio e seus resultados;

5º Formador de pessoas – Desenvolver e empoderar pessoas é colocar o dom divino de ensinar para tornar sua liderança mais efetiva; um verdadeiro líder não retém conhecimento, experiência e informação. Jesus formou os seus liderados que levaram adiante o cristianismo. Uma organização só pode perpetuar com pessoas mais preparadas e transformadas.

6º Senso de unidade – É a mestre mestra, a capacidade de unir as pessoas em torno de um objetivo em comum, num só coração e uma só alma. A unidade este é um grande desafio dos tempos modernos. A liderança de Jesus foi em torno da unidade, da capacidade de construir um só objetivo. Esta é uma das razões porque o cristianismo prosperou.

7º Perseguir a perfeição – Um líder precisa buscar a excelência, como foco em resultados sustentáveis. Pensar e agir na busca constante da perfeição torna um líder visionário e excelente executor. Este último pilar é possível quando se atinge os anteriores.

A liderança precisa rever seus métodos, suas crenças e sua forma de ser e agir, para construir organizações mais sólidas e uma liderança que seja responsável. Assim, não teremos líderes construindo castelos de areia, que pensem apenas nos seus interesses, pelo contrário sejam agentes de transformação de pessoas e construtores de uma sociedade melhor, mais justa e humana.

Gregório Ventura, é Mentor e Master Coach, consultor e escritor.

Site: www.gregorioventura.com.br

Redes sociais/ canal youtube: gregorioventurapalestrante     

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Scroll Up