fbpx

Post:

Construindo uma carreira de sucesso

CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO

Por Gregório Ventura

Cada minuto gasto no planejamento economiza dez minutos de execução. Cada minuto que você gastar planejando permitirá que economize dinheiro, tempo e energia na consecução dos resultados que almeja.” Brian Tracy
 

A construção de uma carreira é como uma casa. É preciso planejar, construir a base para depois seguir em frente, até a construção estiver sólida, segura, adequada e bonita para viver e passar dias felizes.

Qualquer erro nas etapas da construção pode comprometer todo o projeto.

Muitas carreiras tem sido construídas sem planejamento e foco, ou seja, “tocadas” de qualquer jeito e conforme disse o especialista Alec Mackenzie: “Agir sem planejar é a causa de todos os fracassos“.

Os universitários tem ficado perdidos quanto ao seu futuro, sem metas e sem um plano consistente para seguir adiante na construção sólida de suas carreiras.

Obviamente não tem metas porque não sabem como fazer, ou ficam a adiar o enfrentamento do seu futuro profissional ou simplesmente pensam não ser preciso.

O curso superior é fundamental para adquirir conhecimentos e uma visão da especialidade, porém é preciso agregar habilidades e uma atitude positiva perante sua formação. Abandonar a passividade e assumir uma postura pró-ativa. É preciso gente de iniciativa, pois são pessoas assim que crescem na carreira.

O primeiro passo é avaliar sua carreira e que nível está. Muitos não conseguem ter claro e transparente os seus objetivos.

Escreva e defina suas metas de forma clara, o que deseja, seus propósitos e metas e como irá fazer para conseguir. Traça um plano concreto com ações e prazos para sair do “lugar”.

Um casa começa pela base solida, uma boa carreira também. Mire aonde deseja chegar e quais as habilidades precisa desenvolver, quais comportamentos precisa aprimorar e quais técnicas e ferramentas dominar e “mãos à obra”. O plano pronto é momento de agir, monitorar ações e cuidar de executar com foco, determinação e paixão.

É o propósito de construir uma carreira como parte de sua missão de vida, colocando seus talentos à disposição que o fará se sentir motivado. Todos tem talentos e que podem ser desenvolvidos.

Toda habilidade pode ser desenvolvida, pesquisas e especialistas dizem que se uma pessoa dedica 10.000 horas em qualquer assunto se tornará um especialista naquilo que investiu seu tempo e energia.

Quando os talentos, como qualidade e dons, são colocados a serviço dos outros tudo se desenvolve com firmeza, passa por momentos turbulentos, e avançam rumo a alegria de servir. Ter uma carreira bem sucedida não é pensar que a construção já está pronta, pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Gregório Ventura é Master Coach, Palestrante, consultor e escritor. Proprietário da Caminhos Business Coaching. Contato:  [email protected]

Compartilhe esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp