* Por Gregório Ventura
A palavra “paradigma” está relacionada a um modelo a ser seguido, um padrão adotado. Principalmente quando tudo está seguindo o curso normal tudo remete a seguir o padrão. Assim, estava a economia e a forma de fazer negócios. Normalmente o empreendedor demorava para aderir a inovações e mudanças de percurso no seu jeito de ser e fazer. No entanto, isto mudou, e o empreendedor na pandemia precisou se adaptar de forma rápida a necessidade de rever e mudar o padrão com mais agilidade. Muitos paradigmas precisam cair.
Um dos paradigmas de muitos empreendedores estava no modelo de venda tradicional onde o canal de vendas apenas no espaço físico era suficiente. Muitos tinham a crença de que a venda e-commerce, por meios digitais e entrega direta ao consumidor, não era uma alternativa, ou porque daria muito trabalho e não justificava ou não era para seu ramo de negócio. A competência em entender e aderir as inovações passou de “risco” ou “luxo” para necessidade de sobreviver.
A “bagunça” gerada pela pandemia no jeito de fazer negócios trouxe grandes possibilidades como a competência do empreendedor em expandir o seu próprio modelo de vendas. Alguns segmentos tiveram crescimento porque o consumidor se sentiu influenciado como o setor de moveis e decorações para casa, a construção civil, o setor de supermercados, o agronegócio, entre outros. Enquanto outros setores estão tendo dificuldades como restaurantes, bares, comércio varejista de roupas e calçados, entre outros. No entanto, tanto em um setor como em outro é preciso estar preparado para crescer usando a tecnologia e a capacidade das pessoas em criar, inovar e mudar seus paradigmas.
Como mudar os paradigmas e construir um negócio mais preparado para a nova economia? O primeiro ponto é mudar suas próprias crenças e pensamento de que o que foi feito até agora em tantas anos de sucesso é o melhor para os próximos meses e anos de vida de seu modelo de negócios. O segundo aspecto é ter a coragem de inserir novos canais de venda e estrutura para chegar até o consumidor, fazendo isto de forma ágil e consciente. O risco é inerente a todo negócio. Cuidado com a frase “vou esperar para ver o que vai dar”, pois enquanto está esperando pode ser que seus concorrentes do seu setor e de outros setores já tomaram a direção de novos paradigmas.
A competência de mudança será um comportamento determinante para o empreendedor na pandemia e nos tempos que virão. O que está claro é que os modelos de negócios sucedidos não estão mais a esperar, antes buscam identificar oportunidades e encontram meios de chegar até o consumidor. Então, você já avaliou seu negócio, se adaptou com flexibilidade, e está pronto para incrementar novos paradigmas no seu negócio?
Gregório Ventura é Master Coach, Palestrante, consultor e mentor. Proprietário da Caminhos Business Coaching. Redes sociais: gregorioventurapalestrante. WhatsApp: 38 98414 6225