Nos últimos anos temos vivido um novo mundo repleto de alternativas ao consumidor. Cada vez mais o mundo on-line foi se tornando uma nova realidade a despertar o interesse, a suscitar o desejo de consumo, a ser de fácil acesso, a desvendar uma diversidade de possibilidades, que mudou o jeito de fazer compras e o modo de fazer negócios. E como o seu negócio se adaptou a essa revolução do varejo?
Houve tempo que o balcão esteve entre o produto e o consumidor, logo rompido pela possibilidade de escolher os seus próprios produtos, surgindo a conveniência, a facilidade e a inserção de serviços, surgindo a chamada experiência do cliente.
O mundo on-line foi surgindo aos poucos, rompendo barreiras de pensamento, vencendo o tradicionalismo dos céticos e se tornando rapidamente um ambiente consolidado de negócios. E esta experiência agradou os consumidores que cada vez mais foram pesquisando, entendendo e aumentando suas compras em todos os cenários, seja com produtos ou serviços. No entanto, o ambiente “off-line” do varejo simplesmente não acabou, pelo contrário o que tem acontecido é a interação entre os dois cenários. Este novo mundo permitiu que estes ambientes fossem complementares para atuar sobre a experiência positiva do consumidor.
::. O Poder e os Benefícios da Bondade
O consumidor está tendo a experiência de chegar em uma loja e na própria loja acessar o mundo on-line e adquirir seu produto. Tem marcas e empresas que surgiram no on-line e estão a construir suas próprias lojas. Operar da mesma forma para o consumidor em qualquer canal de venda, é o chamado varejo “omnichanel”. Para isto é preciso fazer a integração de todo o processo, dos preços, forma de atuar da equipe, para que o consumidor viva a experiência positiva na sua jornada de compra. Este é o itinerário que terá que ser seguido pelo varejo nos próximos anos.
Para o varejista é primordial compreender este novo mundo e dar passos nesta direção. Ficar fora do ambiente “on-line” não será uma boa escolha. É preciso ter uma estratégia para se inserir, compreender, desenvolver e adquirir formas de fazer negócios neste cenário. É trazer conceitos, novidades, conteúdo, produtos inovadores, formas de reforçar sua marca, enfim, para o presente e o futuro de perpetuação não se pode pensar “isto não tem a ver comigo”. Será!? Para o varejista com a mente e o entusiasmo “on-line” é preciso ter um ambiente físico adequado para que o consumidor continue a viver a experiência de tocar o produto, interagir, fazer as trocas (ainda que a compra seja on-line), e ter o contato pessoal com sua equipe.
A revolução do varejo está acontecendo. Na verdade, estamos no meio desta grande revolução. Para sobreviver e continuar a crescer é preciso tomar iniciativas rápidas, estratégicas e focadas, em superar as expectativas dos seus clientes. Quem compreender as necessidades, desejos e construir a jornada dos seus consumidores, tende a se colocar à frente dos demais. É a coragem da inovação. Quem não se adaptar ou criar os diferenciais será ultrapassado pelos seus concorrentes. É tempo de navegar, ou melhor, de voar neste novo mundo.
Gregório Ventura é Master Coach, Palestrante, consultor e escritor. Proprietário da Caminhos Business Coaching. Contato: falecom@gregorioventura.com.br